A rota do bacalhau continua


Como esse prato é quase uma instituição por aqui, merece um segundo post inteirinho sobre ele. Escrito pela Fernanda Dias, minha companheira de Cafê, sobre o que eu falei aqui. Pra ver o que a gente anda comendo por Portugal, é só seguir @cafelisboeta no Instagram. E pra saber o que a Fê tem a dizer sobre bacalhau, é só continuar aqui mesmo:

"O bacalhau é uma designação para uma variedade de espécies de peixes. Na verdade, é um processo de salga (ou cura) cujo principal objetivo é a conservação do peixe.

O preferido pelos portugueses é o gadus morhua, também conhecido como bacalhau da Noruega. A sua principal característica é uma carne suculenta que se desfaz em lascas. O lombo é considerado o melhor corte, mas a posta também é bem boa! O bacalhau é um prato simples, ainda que seja caro e festivo.

Aqui em Portugal existem muitos pratos preparados com bacalhau e quase sempre acompanhado de batata, em diferentes versões. Eu prefiro o bacalhau inteiro porque só assim é possível sentir aquele molhadinho, tipo quiabo. Em geral, peço o "bacalhau à minhota", mas atenção: esse prato tem muitos homônimos e pode também atender pelo nome "à moda de (complete com o nome do restaurante)". Ele é frito e vem rodeado de batatas às rodelas (aka portuguesas). É muito bom!!!

O "bacalhau à lagareiro" é assado e com batatinhas também ao forno. A princípio, poderia ser considerada a versão light do meu predileto mas tem muito, MUITO azeite. Aliás, tudo "à lagareiro" é assim. Apesar das minhas preferências, um dos mais conhecidos é o "bacalhau à brás", presença garantida nas ementas portuguesas. Esse bacalhau é preparado desfiado com ovos e batata palha.

E com que vinho harmoniza? Dizem por aí que peixes devem ser servidos com vinho branco. O bacalhau eu acho melhor com tinto português. E como tenho uma alma aventureira, peço o tinto da casa. Para os abstêmios, acredito que água seja a melhor pedida.

Os bolinhos ou pastéis de bacalhau por aqui são servidos frios. Não acho que seja uma preferência. É mais prático fritar tudo de uma vez, logo cedo. Quentes, como no Brasil, são mais gostosos, mas pelo menos por aqui, sempre tem bacalhau de verdade no bolinho!

Meu lugar predileto pra comer bacalhau é o Bota Alta. O "bacalhau real" (à minhota) é perfeito! E o preço é ótimo.

O restaurante Laurentina (o da foto) também é uma boa opção. Indicado pelos nossos amigos Fernanda e Felipe, vive cheio de brasileiros e inclusive, devido à influência brasileira, os bolinhos são fritos na hora. Eles se reconhecem como o Rei do Bacalhau e basicamente oferecem todos os pratos imagináveis com o peixe. É mais caro que nos restaurante típicos daqui.

Em se tratando de bacalhau, as receitas são muitas e minha sugestão é ousar nas escolhas gastronômicas. O risco é quase zero. Sério."

Fernanda Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário